
Somos seres em processo, mas sentimos, com frequência, que somos insuficientes ou incapazes. Você já se sentiu assim?
Existe uma necessidade constante de estarmos prontas, o que parece ser um desejo muito mais social, do mundo da alta produtividade, do que existencial. Pois, existencialmente, estar em fluxo dinâmico faz parte do estar em processo de construção e reconstrução, o que é saudável psíquica e emocionalmente. Assim como a natureza de uma cachoeira, estamos em um constante e dinâmico processo de construção e reconstrução ininterruptas. Prosseguir em direção ao fluxo dinâmico da vida gera transformações muitas vezes positivas, além da ampliação da percepção sobre o mundo.
Aceitar essa dimensão da vida humana pode nos ajudar a viver de maneira mais flexível psicologicamente, o que irá repercutir na nossa vida cotidiana, em nossas relações interpessoais e na relação consigo mesma, uma vez que a (auto)tolerância e (auto)confirmação serão reforçadas.
Ser um projeto existencial inacabado não será visto, portanto, como um defeito ou demérito. Mas sim como uma qualidade, um potencial de transformação e crescimento contínuos.




